Nesse texto, vou dar algumas dicas para conseguir
os achievements Materia Overlord e Master of Gil no Final Fantasy VII, versão PC-2012.
Master of
Gil
Começando pelo mais fácil de explicar, mas mais
difícil de obter. Para conseguir esse achievement, você precisa de 99.999.999
quase 100 milhões de gil). Sim, é dinheiro para caramba, mas nada impossível de
se conseguir no final do jogo.
Uma dica boa é usar a matéria Gil Plus, que pode
ser comprado na Wonder Square. Isso ai dobra o gil ganho e já é uma boa ajuda.
Note que o efeito da Gil Plus (e da EXP Plus) não acumula, então só equipe uma.
Mas a melhor maneira de conseguir gil é vendendo
matéria All em Master. Cada uma é vendida por 1,4 milhão de gil e precisa
apenas de 35 mil AP para chegar em Master. Com arma de crescimento triplo,
precisa matar apenas 6 Magic Pots. Magic Plus, Speed Plus e Luck Plus também
vendem pelo mesmo preço, mas precisa de mais AP para evoluir. Magic Plus só
precisa de 50 mil, o que ainda é mais do que All.
Materia Overlord
Para conseguir esse achievement, você precisa ter
todas as matérias em Master. Parece óbvio, mas você precisa ter todas as
matérias, e isso inclui Master Summon, Master Magic e Master Command (mate o
Esmerald Weapon e troque por essas matérias com o viajante de Kalm), Underwater
(mesmo que a matéria não evolua) e Enemy Skill (com todas as magias, embora ela
não conste como Master mesmo assim). Sobre as Enemy Skills, veja no
blog como pegar todas.
Nota: não basta em algum momento ter tido cada uma
das matérias em Master. Você precisa em algum dado momento ter todas as
matérias em Master.
Se o achievement não aparecer, lute uma batalha que
deve aparecer, pensando no caso das Masters do viajante de Kalm serem as
últimas matérias. Se mesmo assim não aparecer, evolua qualquer matéria para
Master. Houve relatos de que ganhando uma Enemy Skill o achievement aparecia
quando já deveria ter aparecido: tente isso se as outras duas dicas não derem
certo. Se nada disso funcionar, provavelmente você não tem todas as matérias em
Master.
Dicas para
evoluir matérias
Bom, a dica mais óbvia para evoluir matérias é
lutar. Mas, você não precisa ficar procurando por batalhas até mais perto do
final do jogo, apenas lute normalmente. Após terminar o jogo e ir para o
conteúdo pós-jogo, vá para a Cratera do Norte e na área onde você pode encontrar
Magic Pot e Movers, perto da saída dessa área (ver começo desse vídeo).
Você vai precisar de elixir para enfrentar o Magic
Pot. Você pode roubar de inimigos da área, como Master Tonberry, mas o melhor é
usar o bug do W-Item. Equipe a matéria W-Item, selecione primeiro o item que
você quer copiar, selecione outro e não confirme o uso do item, cancele o
comando que você vai ver a quantidade do primeiro item selecionado aumentar.
Faça isso e não terá problemas com Elixir.
Ao longo do jogo, equipe armas e armaduras com crescimento
duplo ou triplo de matéria. Ficam fracas depois de um tempo, mas você pode continuar
usando mesmo assim se o foco é evoluir as matérias, já que o jogo não é
difícil. Tem armas e armaduras com crescimento nulo: evite!
Mais para o final, você consegue armas com crescimento
triplo (Apocalypse do Cloud na Floresta Antiga e
Scmitar do Cloud sidequest
da Huge Materia de Junon). São extremamente úteis e fortes ainda por cima.
Outra ideia é roubar o Rising Sun do Diamond Weapon, uma boa
arma com crescimento duplo para a Yuffie. Certifique-se de comprar a Sneak Glove em Midgar
para facilitar.
Uma coisa que eu fiz na minha série era priorizar
matérias amarelas, verdes e vermelhas para conseguir as Master Materias. Vendo
agora, acho isso desnecessário.
Matérias que
precisam de muito AP
Uma boa dica é priorizar as matérias que requerem
mais AP para evoluir. As matérias que precisam mais de 100.000 AP para evoluir
são, na ordem em que são encontradas, com destaque para as que precisam de mais
de 200.000 AP:
Speed Plus (AP:
100.000): Essa matéria pode ser comprada na Battle Square desde a primeira
visita.
Added Effect (AP:
100.000): Ver abaixo.
Counter Attack (AP:
100.000): A primeira chance de conseguir essa matéria é em Mt. Nibel, mas é
possível conseguir como prêmio da Chocobo Square.
Leviathan (AP:
100.000): Você encontra essa matéria na sidequest da Yuffie em Wutai. Se
estiver na terceira parte do jogo e não fez a sidequest, pode ir ao Pagoda
enfrentar os chefes direto. Se você quiser completar todas as Enemy Skills,
deixe para enfrentar o Godo após conseguir a Highwind e conseguir a última
matéria Enemy Skill.
HP Absorb (AP:
100.000): Há duas matérias dessa: uma na sidequest da Yuffie e outra na Cratera
do Norte.
MP Absorb (AP:
100.000): Ver abaixo.
Luck Plus (AP:
100.000): Ver abaixo
Kujata (AP:
140.000): Você encontra essa matéria na Floresta Sonolenta. Uma boa dica é
pegar essa matéria antes de ser obrigado a passar por lá, quando conseguir o
Tiny Bronco.
Morph (AP:
100.000): Ver abaixo
Bahamut (AP:
120.000): Ver abaixo.
Alexander (AP:
150.000): Essa matéria pode ser encontrada em Great Glacier. É chatinho
pegar, mas necessário. Você pode voltar para lá depois, mas recomendo que pegue
na primeira visita.
Added Cut (AP: 200.000): Essa matéria pode ser
encontrada em Great
Glacier
Neo Bahamut (AP: 200.000): Ver abaixo.
MP Turbo (AP:
120.000): Ver abaixo
Full Cure (AP:
100.000): Após a fuga de Junon, volte para Cosmo Canyon e vá para uma área que
antes estava bloqueada (ver aqui).
Quadra Magic (AP: 200.000): Você deveria ser capaz de
pegar essa matéria só com chocobo especial, mas é possível fazer isso sem (ver aqui). Nota especial: Priorize ainda mais essa
matéria, pois ela é extremamente útil.
HP<>MP (AP:
80.000): Você precisa de um chocobo especial param conseguir essa matéria. Essa
matéria não precisa de muito AP, mas é ruim de evoluir, já que deixa o seu
personagem muito vulnerável. Deixe para o final o jogo, quando estiver jogando
só para evoluir matéria, de preferência equipando em uma arma ou bracelete com
crescimento múltiplo.
Mime (AP:
100.000): Você precisa dos chocobos especiais para conseguir essa matéria. Não
é má ideia ter duas dessas matérias.
Knights of the Round (AP: 500.000): Você precisa de um chocobo dourado para
conseguir isso, que é possível de obter até com a Tifa como líder. Como é a
matéria com mais AP, uma boa ideia é sempre evoluir essa matéria e ter bastante
dessas matérias em Master. Uma Missing Score com várias KoTR usando o Angermax é
devastadora!
Typhon (AP: 250.000): Essa matéria pode ser
encontrada na Floresta
Antiga. Uma boa ideia é ir lá assim que conseguir os chocobos especiais, o
que pode ser feito até com a Tifa como líder (ver aqui).
Slash-All (AP:
100.000): Essa matéria pode ser encontrada na Floresta Antiga.
Ultima (AP: 100.000):
Ver abaixo
Phoenix (AP:
180.000): Ver abaixo. Nota especial:
Priorize ainda mais essa matéria, pois ela é extremamente útil contra o
Esmerald Weapon.
Steal as well (AP:
200.000): Ver abaixo
W-Summon (AP: 250.000): Assim que Cloud volta ao
grupo, você pode conseguir a matéria na Battle Square ao custo de 64 mil BP.
Final Attack (AP:
160.000): Após conseguir a Omnislash e a W-Summon, abre-se um curso especial na
Battle Square. Ganhe uma vez e você consegue a Final Attack. Nota especial: Essa é uma matéria útil
contra o Esmerald Weapon.
Magic Counter (AP: 200.000): Esse é um dos possíveis
prêmios da Chocobo Square.
Sneak Attack (AP:
150.000): Esse é um dos possíveis prêmios da Chocobo Square.
Gil Plus (AP:
150.000): Essa matéria pode ser comprada na Wonder Square.
EXP Plus (AP:
150.000): Essa matéria pode ser comprada na Wonder Square.
Hades (AP: 250.000): Essa matéria pode ser
encontrada na Gelnika, assim que você consegue o submarino. Nota especial: Priorize ainda mais essa
matéria, pois ela é extremamente útil contra o Ruby Weapon.
Double Cut (AP:
150.000): Essa matéria pode ser encontrada na Gelnika, assim que você consegue
o submarino. Nota Especial: Essa é
uma excelente matéria, principalmente após evoluir para 4x Cut.
Bahamut Zero (AP: 250.000): Ver abaixo.
W-Item (AP: 250.000): Ver abaixo.
Shield (AP:
100.000): Você pode encontrar na Cratera do Norte e inclusive obter duas cópias
(ver aqui).
Counter (AP: 200.000): Você pode encontrar na Cratera do
Norte e inclusive obter duas cópias (ver aqui).
W-Magic (AP: 250.000): Você pode encontrar na
Cratera do Norte.
Mega-All (AP:
160.000): Você pode encontrar na Cratera do Norte.
Matérias
perdíveis
Nessa parte, menciono as matérias que são possíveis
de perder permanentemente e por isso requerem atenção maior.
Ifrit (AP: 60.000):
Após enfrentar Jenova no Cargo Ship, o chefe dropa a matéria. Basta pegá-la.
Ramuh (AP: 70.000): Na
parte onde os jóqueis se reúnem antes da corrida de chocobo para sair da prisão
de Corel, você deve pegar essa matéria antes de ir para a corrida. Não chega a
estar escondida, mas também não está em um local óbvio. Veja o meu vídeo se não
conseguir achar.
Added Effect (AP:
100.000): Você consegue essa matéria na Caverna dos Gi, em Cosmo
Canyon. Uma vez encerrada a área, você não pode voltar, então, certifique-se de
pegar.
MP Absorb (AP:
100.000): Você consegue essa matéria na sidequest da Yuffie em Wutai.
Por isso, há duas possibilidades: ou você deixa de pegar durante a sidequest não
abrindo o baú (você deve obrigatoriamente fazer isso) ou você não fez essa
sidequest até o final da segunda parte e não poderá mais fazer.
Luck Plus (AP:
100.000): Essa matéria é encontrada no Templo dos Antigos. É um
pouco difícil de achar o que faz dessa matéria talvez a mais fácil de perder.
Morph (AP:
100.000): Essa matéria é encontrada no Templo dos Antigos. É mais fácil pegar
essa matéria do que perde-la, já que ela está em um lugar onde você
obrigatoriamente deve passar pelo caminho mais óbvio de seguir, então você
teria que desviar dela para não pegar.
Bahamut (AP:
120.000): Após enfrentar o Dragão Vermelho no Templo dos Antigos, essa matéria
dropa. Basta pegá-la, mas se você não o fizer, não tem como voltar ao Templo
dos Antigos.
MP Turbo (AP:
120.000): Essa matéria é encontrada no Whirlwind Maze, local impossível
de visitar novamente.
Neo Bahamut (AP:
200.000): Essa matéria também é encontrada em Whirlwind Maze.
Ultima (AP: 100.000):
Você pode conseguir essa matéria na sidequest da Huge Materia de Corel Norte.
Você pode salvar a cidade e ganha-la de graça ou não salvar e ter que comprar
por 50 mil gil. Porém, pode perder permanentemente no caso de sequer chegar ao
trem da Shinra, o que é muito difícil de fazer sem ser intencionalmente, mas é
possível.
Steal as well (AP:
200.000): Você precisa do item Leviathan Scales conseguir a matéria nas estátuas em Wutai. Esse
item está na sidequest da
Huge Materia de Junon, em uma área impossível de ser revisitada.
Underwater
(AP:0): Essa é uma matéria perdível de segunda ordem, já que depende da Morph,
que você pode perder. Sim, você pode conseguir a Master Command matando o
Esmerald Weapon, mas você ainda não vai conseguir o achievement Materia
Overlord sem a Morph. Para conseguir a Underwater, transforme o inimigo Ghost
Ship no reator submarino
de Junon. Além de poder revisitar essa área, você pode enfrenta-lo na
Battle Square, mas ai depende da sorte. Faça isso na primeira (e única
obrigatória) visita ao reator.
Bone Village
Algumas matérias que você pode perder em seus
locais originais podem ser encontradas em Bone Village. Veja aqui
o mapa das escavações. Importante: você só consegue essas matérias se deixou de
pegar normalmente. Não pode pegar uma segunda cópia.
Phoenix (AP:
180.000): Essa matéria pode ser encontrada no final da sidequest da Huge
Materia de Fort Condor. É mais difícil perder essa matéria do que ganha-la,
para falar a verdade, mas isso é possível.
W-Item (AP: 250.000):
Essa matéria é encontrada na volta a Midgar no final da segunda parte. De onde
você encontra os Turks, desça e no final encontrará essa matéria. Se não pegar
da primeira vez, nunca mais poderá voltar.
Bahamut Zero (AP:
120.000): Para conseguir essa matéria, você tem que conseguir todas as Huge
Materias. Além disso, precisa do Bahamut e Neo Bahamut, ambas perdíveis.
E as outras?
Não tem muito segredo com as outras matérias. Você
pode ou comprar ou conseguir em algum lugar revisitável e não precisa de muito
AP para evoluir. Consulte aqui
a lista completa.
Limit Break
e armas definitivas perdíveis
Já que estamos aqui, vou mencionar as duas armas
definitivas que podem ser perdidas de maneira permanente.
Missing
Score (Barret): Se você não pega essa arma na visita à Midgar, nunca mais
poderá voltar ao mesmo local. Então, certifique-se de fazê-lo. Veja aqui o vídeo explicando
como.
HP Shout
(Cait Sith): Idem acima, mas o local é diferente (veja aqui).
Outros achievements
Para terminar, vou mencionar duas proezas que podem ser perdidas permanentemente (em uma única jogada, é claro) relacionada a dois personagens. Com a Aeris, é possível deixar de usar o Limit 1-1 dela, embora seja quase impossível de se fazer a não ser intencionalmente. Mais fácil é deixar de aprender o Limit 4-1, lembrando que a proeza é ganha fazendo com que o personagem aprende o limit, não quando o manual é obtido. Então, antes de Aeris sair do grupo (final do Templo dos Antigos), ensine o Limit a ela.
Para o Vincent, não consegui confirmar a informação, mas se você faz as escolhas erradas de diálogo ele nunca mais entra no seu grupo. Com isso, você perde três proezas (recrutá-lo, usar o limit 1-1 e aprender o 4-1).
Quanto à Yuffie, você pode recrutá-la a qualquer momento e não pode perdê-la.
Outros achievements
Para terminar, vou mencionar duas proezas que podem ser perdidas permanentemente (em uma única jogada, é claro) relacionada a dois personagens. Com a Aeris, é possível deixar de usar o Limit 1-1 dela, embora seja quase impossível de se fazer a não ser intencionalmente. Mais fácil é deixar de aprender o Limit 4-1, lembrando que a proeza é ganha fazendo com que o personagem aprende o limit, não quando o manual é obtido. Então, antes de Aeris sair do grupo (final do Templo dos Antigos), ensine o Limit a ela.
Para o Vincent, não consegui confirmar a informação, mas se você faz as escolhas erradas de diálogo ele nunca mais entra no seu grupo. Com isso, você perde três proezas (recrutá-lo, usar o limit 1-1 e aprender o 4-1).
Quanto à Yuffie, você pode recrutá-la a qualquer momento e não pode perdê-la.
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