quarta-feira, 1 de junho de 2016

Influência de Star Wars em Final Fantasy




Nesse vídeo, vou falar sobre a influência de Star Wars em Final Fantasy. São várias referências presentes nos jogos e eu vou apresentar as principais e mais claras, não pretendendo esgotar o assunto e vou deixar de abordar as referências mais duvidosas. E, só para avisar, teremos vários spoilers tanto de Final Fantasy quanto de Star Wars. (1)

A primeira é o tema principal da trilogia original, a guerra entre o Império e os rebeldes. Certamente que a luta contra um império não é uma exclusividade de Star Wars, mas temos mais similaridades. Os jogos que usam isso como um tema são Final Fantasy II, VI e XII. Final Fantasy VII tem um pouco disso, não um império, mas uma mega corporação sendo combatida por terroristas, mas a referência é menor e não vou trabalhar com o VII nesse caso. Nesses jogos, não temos uma guerra de um império contra outro império ou reinos, e sim contra uma rebelião, assim como ocorre na trilogia original de Star Wars. (2)

Além disso, nos Final Fantasies VI e XII líderes rebeldes aparentemente cooperam com o império, mas na verdade fazem parte da causa rebelde, casos de Edgar no VI e o marquês Ondore no XII. A Aliança Rebelde era um movimento oculto no Episódio IV e a Leia era uma das líderes trabalhando secretamente para os rebeldes, mas nas aparências não estava em conflito com o império, assim como Edgar e Ondore. (3)

Falando em Ondore, temos uma cena que podemos usar para traçar um paralelo com Star Wars. Os personagens são traídos por uma pessoa que pensavam ser seu aliado em uma cidade nas nuvens e depois essa pessoa se mostraria realmente um aliado. No Star Wars, essa é a descrição de Lando Calrissan, que trai Han Solo em Bespin no Episódio V e depois lutaria pela Aliança Rebelde no Episódio VI. No Final Fantasy XII, o Marquês de Ondore entrega Basch e os outros para o Juíz Ghis antes da parte do Encouraçado Leviathan. Está certo que não foi totalmente uma traição, foi só um meio um pouco extremo para salvar Ashe, mas acho que o paralelo vale. (4)

Outro tema em um comum é a busca por uma arma suprema para terminar de dominar o mundo. No caso do Final Fantasy II, a similaridade é total, o Encouraçado equivalendo à Estrela da Morte. A semelhança é tanta que o Encouraçado aprisiona a princesa Hilda de uma forma parecida que Leia é capturada e os nossos personagens precisam resgatar a princesa nessa arma suprema do império. (5)

Personagens
Quase todo o elenco principal de Final Fantasy XII pode ser relacionado, mesmo que fracamente, com os personagens principais da trilogia original. A referência mais clara é Balthier, um pirata do céu mulherengo, cheio de frases engraçadinhas, perseguido por caçadores de recompensa que acaba ajudando os rebeldes, inclusive no resgate da princesa, primeiro por dinheiro e depois por convicção. Essa é, trocando alguns detalhes, a descrição de Han Solo. Para completar, ele tem uma companheira não-humana muito próxima dele. Em inglês essa seria uma descrição perfeita para Chewbacca (non-human partner with a close relationship) e em português só não é por causa do gênero do personagem. Mesmo sendo grande fã do Balthier, não discuto que Han Solo é um personagem mais icônico. Porém, a comparação Fran e Chewbacca é mais disputada e depende do seu ponto de vista. Além disso, temos a princesa que luta pela causa rebelde, que é capturada pelo império e precisa ser resgatada em uma estação aérea, uma descrição próxima da princesa Leia. (7)

Essas são as similaridades mais claras, mas podemos acrescentar mais duas. A primeira é Vaan, um jovem cheio de entusiasmo que sonha em ser um pirata do céu, uma descrição com alguma proximidade com Luke Skywalker. Para terminar, temos um capitão dado como morto que resurge para ajudar os rebeldes, uma descrição de Basch com alguma similaridade com Obi-Wan Kenobi, com a diferença que Basch estava preso pelo império. Outro personagem com alguma similaridade com Obi-Wan, mas dessa vez apenas fisicamente é o Orlandu do Final Fantasy Tactics. Do Final Fantasy XII, só a Penelo não tem qualquer semelhança com algum personagem de Star Wars, ao menos dos filmes. (8)

Há vários personagens com alguma semelhança com Darth Vader e isso não se restringe à aparência. O primeiro é Leon do Final Fantasy II, um cavaleiro vestido totalmente em armadura negra, braço direito do Imperador, que se revela tendo um laço de sangue com um dos personagens do seu grupo, sendo irmão da Maria, e no fim se voltando contra o Imperador. Só lembrando, Darth Vader também tem laços de sangue com dois heróis de Star Wars, Luke e Leia, é o braço direito do Imperador Palpatine e se volta contra ele no final do Episódio VI. Golbez do Final Fantasy IV também tem uma situação parecida, também vestindo uma armadura negra, também tendo relação familiar com um dos personagens do grupo (sendo irmão do Cecil), não estando a serviço de um imperador, e sim de uma força oculta, mas se voltando contra essa força no final. Por fim, Gabranth do Final Fantasy XII também está todo coberto por uma armadura, é um braço direito do Imperador, tem um laço familiar com um personagem do grupo (é irmão do Basch) e também se volta contra o Imperador no final. Se você quiser, pode incluir o Kefka nessa lista, considerando que ele se volta contra o imperador e o mata o jogando do alto, porém, em nada ajudando os nossos heróis e sim se tornando um vilão. (9)

Nomes
Na parte anterior, falei de similaridades fortes que envolvem mais do que aspectos superficiais que não incluem o nome. Agora, vou falar sobre outras semelhanças que agora se restringem a nomes. O caso mais famoso é, claro, Biggs e Wedge, que foram introduzidos no Final Fantasy VI, embora na tradução original o nome Biggs ter sido escrito como Vicks, o que foi posteriormente corrigido. Biggs e Wedge são dois pilotos que lutaram na Batalha de Yavin, Biggs, um amigo de infância de Luke, morrendo e Wedge sobrevivendo e se tornando um personagem bem presente no Universo Expandido de Star Wars. Eles aparecem no começo do jogo, buscando o Esper em Narshe controlando a Terra e depois sendo banidos para outra dimensão (para o Chrono Trigger, para ser mais específico). No Final Fantasy VII, eles são membros da Avalanche, no VIII são militares do exército de Galbadia, no X são guardas em Luca e jogadores de Blitzball recrutáveis, no XII são soldados de Archadia com o nome de Gibbs e Deweg. Por fim, no XIII formam o nome de uma loja, B&W Outfitters, tendo como logo V&W, aludindo ao erro de tradução no VI. Tem referências em outros jogos, mas vou me restringir aos que eu joguei. (10)

No Final Fantasy VIII, temos outras referências. Nida, escrito com um i, é referência a Needa, com dois es, encarregado de capturar Han Solo e, ao falhar quando a Millenium Falcon some dos sensores, é executado por Darth Vader. O seu sucessor nessa tarefa é o almirante Piett, com dois ts, que falharia na missão, mas não teria o mesmo fim de Needa, porém, morrendo na Batalha de Endor quando estava no comando do Super Star Destroyer Executor. Nida, do Final Fantasy VIII, é o SeeD que se formou com Squall, Selphie e Zell e que pilota a Garden quando se torna móvel. Piet, com um t só, é um pesquisador na Base Lunar de Esthar que tem a carta de Alexander. Martine, o ex-diretor da Galbadia Garden, é nomeado na versão japonesa como Dodonn, referência a Dodonna, um dos generais da Aliança Rebelde presente na Batalha de Yavin. (11)

Deixando de falar de personagens, temos a airship Falcon, a segunda airship do Final Fantasy VI, referência à Millenium Falcon, nave do Han Solo. Uma referência que talvez seja só a nossa imaginação é Nanaki, anagrama para Anakin. Outra semelhança potencialmente apenas um devaneio nosso, Red do Red XIII pode se referir ao Red Squadron, esquadrão pelo qual Luke serviu na Batalha de Yavin. Mais concretamente, os Red Wings podem ter seu nome tirado do Red Squadron. (12)

Frases
Outro tipo de referências a Star Wars são as frases e situações. Uma eu já mencionei, o sequestro da princesa Hilda pelo Encouraçado de uma forma parecida que a captura de Leia no começo do Episódio IV. Relacionado com isso, quando Luke aparece para salvar a Leia, ela pergunta se ele não é muito baixo para ser um soldado, a Celes perguntando coisa parecida para o Locke se você a salva enquanto usa um uniforme imperial. No mesmo jogo, em várias ocasiões os imperiais xingam os rebeldes de Rebel Scum, assim como no Star Wars. (13)

No Final Fantasy IX, temos a frase "Fear leads to anger. Anger leads to hate. Hate leads to suffering" do Necron, frase dita pelo Yoda no Episódio I. Frase semelhante é dita no Final Fantasy X durante a sequência do Sending. Ainda no Final Fantasy IX, Kuja fala "Everything is proceeding as I have foreseen", frase dita pelo Imperador Palpatine no Episódio VI. Setzer, que chama a Falcon de a nave mais rápida do mundo, também diz que o império o tornou um homem rico, frase dita por Lando Calrissan no Episódio V. (14)

Por fim, temos duas frases que eu tenho certeza que são repetidas mais de uma vez, mas só me lembro de algumas ocasiões. No Episódio IV, no holograma no R2, Leia diz que Obi-Wan é a sua única esperança. Aliás, depois fui ver, essa expressão é utilizadas em outras ocasiões em Star Wars, embora em cenas bem menos memoráveis. Ellone diz a mesma coisa para Squall na cena antes dela ir para o navio dos White SeeDs e Gabranth fala a mesma coisa sobre Larsa no final do Final Fantasy XII. E uma frase bem comum de Star Wars é "I have a bad feeling about this" que é dita em todos os Star Wars, é dita em vários Final Fantasies, mas agora só consigo me recordar de uma vez. Quando você enfrenta o Tonberry e o Tidus está no seu grupo, ele fala isso no começo da batalha ou ao entrar no meio dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário