terça-feira, 13 de maio de 2014

Nausicaä do Vale dos Ventos



Texto do vídeo: Ni no Kuni (#5) - Nausicaä

Olá. Sejam bem-vindos a Ni No Kuni. Nesse vídeo, vou falar sobre o filme Nausicaä do Vale dos Ventos. Esse é um dos primeiros filmes do Miyazaki, lançado em 1984, antes mesmo do Totoro, e eu considero um dos melhores. Não é tecnicamente um filme do Studio Ghibli, já que foi feito antes da criação do Ghibli, mas tá valendo.

Antes de tudo, falar um pouco sobre o enredo e a ambientação. O filme se passa em um mundo pós-apocalítico onde há áreas do mundo totalmente poluídas e inóspita para os humanos, com florestas tóxicas cheias de insetos gigantes. A protagonista do filme é a Nausicaä, princesa do Vale dos Ventos. Um dia, uma gigantesca aeronave tolmekiana cai no Vale dos Ventos e isso gera uma invasão pelo reino de Tolmekia.

Eu não vou resumir o enredo inteiro do filme, só passei essa introdução para situar quem não viu o filme. Se quiserem ler uma sinopse, é só procurar na internet. O interessante do filme é que todos os principais elementos dos filmes do Miyazaki estão presentes: temática ambiental, voo, e não apenas de aeronaves, postura anti-guerra, ambiguidade e protagonistas femininas fortes.

No primeiro tema, o filme consegue falar de meio ambiente sem ser demagógico. Da mesma maneira que o Mononoke Hime, mostra um conflito entre natureza e humanidade de maneira mais equilibrada, embora nem tanto quanto nesse outro filme. Toda a ambientação do mundo de Nausicaä mostra o resultado de uma intervenção desastrosa dos humanos na natureza e a protagonista tenta dar um jeito de consertar isso, em certa altura do filme descobrindo como purificar a água. Os próprios humanos no filme não parecem ter se dado conta de que foram eles os responsáveis por esse desastre e depois de algumas pesquisas a Nausicaä acaba descobrindo isso.

A personagem se vê no meio de uma guerra onde a antagonista, Kushana, pretendia usar o Gigante Guerreiro que estava no avião que caiu no Vale dos Ventos contra os seus inimigos. Kushana não é pintada como uma vilã super malvadona, da mesma maneira que a Eboshi, mas nesse filme fica mais claro que Kushana está do lado errado da história, diferente da Eboshi do Mononoke Hime. A Nausicaä trabalha o filme quase inteiro para evitar que Kushana faça isso, sendo uma força anti guerra como o Ashitaka do Mononoke Hime e outros personagens dos filmes de Miyazaki.

Voo está presente no filme inteiro, com aeronaves gigantescas, incluindo algumas cenas de ação com aviões, mas principalmente com o planador que a protagonista utiliza, o Mehve, que vem do alemão Möwe, gaivota em português. Essa é uma das coisas mais bacanas do filme, fazendo algumas cenas de ação bem interessantes e também atiçando a nossa imaginação sobre como seria ser capaz de voar sem estar dentro de um avião, balão ou qualquer outra coisa. Sim, existe planador da vida real, mas não um motorizado como o Mehve da Nausicaä.

E o último tema que eu listei é o da personagem feminina forte. Embora Kushana entre nessa categoria eu estou pensando mais especificamente na Nausicaä. Eu consigo ela como a melhor personagem feminina de uma obra de fantasia e ficção científica, amplamente abrangendo animes, mangás, filmes de animação, fantasia, aventura, ficção científica, vídeo games etc. Ela é decidida, tem liderança, carisma, tem força, como se vê em uma cena em que ela enlouquece e mata uns quatro na paulada, mas tudo isso sem perder feminilidade e delicadeza. Ela adora animais, seja as montarias que utiliza, da qual falarei depois, seja os insetos que deveriam ser seu inimigo. Além de precisar de agilidade, habilidade no planador e, em menor escala, força, ela precisa convencer pessoas a fazer o que ela acha que precisam que façam, e o faz com delicadeza e simpatia. Por tudo isso, acho ela uma excelente personagem. Se me permitem o comentário, para ficar perfeita só faltaria ser mais bonita, mas na verdade o próprio carisma da personagem já é o suficiente para torna-la mais bonita, digamos assim, embora sem isso ela seja apenas média.

Bom, agora vou falar sobre influências do filme. A montaria que a Nausicaä utiliza inspirou diretamente os chocobos de Final Fantasy, como o próprio Hironobu Sakaguchi admitiria. O Mehve inspirou a busca por modelos reais que funcionassem da mesma maneira, como o OpenSky M-02 (vou colocar na descrição do vídeo a página da Wikipédia sobre o tema).

Por fim, só uma nota sobre os dubladores. Temos nomes bem famosos, como Mark Hamill, Patrick Stewart e Uma Thurman como a Kushana. A Nausicaä é dublada pela Alison Lohman, que não é tão famosa assim, mas eu tenho certo, carinho, por assim dizer, por ela. Na série Crusade, spin-off do Babylon 5, ela tem um papel bem pequeno em um dos episódios em 1999. Apesar de aparecer pouco, eu achei ela super bonita e fiquei interessado em ver outros filmes. Ela já apareceu em papéis maiores, como no Beowulf, mas eu acabei não vendo nenhum filme dela.


Enfim, fecha parênteses só para terminar o que eu tinha que falar sobre o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário