domingo, 13 de julho de 2014

Porco Rosso




Bem-vindos de volta a Ni no Kuni. Nesse vídeo, vou falar sobre o filme Porco Rosso, dirigido pelo Hayao Miyazaki e lançado em 1992. Esse filme era até o lançamento do Wind Rises aquele que mais tocava em um dos temas mais queridos pelo diretor japonês, a aviação. É menos realista do que o Wind Rises, mas fala bastante sobre isso.

Primeiro, um resumo do enredo. O filme conta a história de um porco-aviador conhecido como Porco Rosso. Se passa na Itália, o Mar Adriático no período entre as Guerras Mundiais. Porco Rosso é um mercenário que é chamado no começo do vídeo para resgatar reféns sequestrados pela quadrilha de piratas do ar Mamma Aiuto. Porco aparece e acaba com a festa dos bandidos, mas seu avião começa a apresentar problemas.

Nas suas folgas, ele vai ao Hotel Adriano, beber umas e ouvir uma mulher chamada Gina cantar e depois conversar com ela. Eles têm uma relação mal resolvida que encontra na forma de Porco uma limitação. Ele nem sempre foi um porco, antes era uma pessoa de verdade e foi um aviador na Primeira Guerra Mundial.

Depois, Porco Rosso estava em seu refúgio quando foi chamado a enfrentar a Mamma Aiuto de novo. Porém, ele não atendeu o chamado e se dirigiu à Milão para consertar o seu avião.No entanto, encontra um aviador chamado Curtis, um americano chamado pela Mamma Aiuto para derrotar Porco Rosso. Com problemas técnicos, ele é obrigado a fugir, mas acaba abatido. No entanto, consegue sobreviver e leva seu avião para Milão.

Na fábrica Piccolo, pede para reconstruir o seu avião, mas o dinheiro que tem não é suficiente. Ele diz que uma vez que consertar o avião ele conseguirá pagar de volta a fábrica, e seu amigo acaba concordando com isso. O dono da fábrica tem uma neta, Fio, que trabalha com o avô na ausência dos filhos e netos dele, que foram trabalhar em outros lugares. Aliás, na fábrica de aviões, só tem mulheres trabalhando.

De início, Porco Rosso duvida da capacidade de Fio e reluta em deixar que ela trabalhe em seu avião, mas acaba sendo convencido. Fio é a projetista do avião e se mostra uma ótima meânica. Em dado momento, a polícia fascista vai atrás de Porco Rosso, que foge de Milão tendo Fio como co-piloto.

Seu plano é voltar para o Adriático e se vingar de Curtis, que enquanto isso dava em cima de Gina. Na volta para o seu refúgio, encontra a Mamma Aiuto. Aqui, Porco e Fio estão enrascados, mas com muita coragem Fio evoca a coragem e honra dos aviadores e evita que eles depenem o avião que ela construiu. Curtis aparece e Porco propõe a revanche. Curtis reluta, mas aceita desde que Fio aceite se casar com ele se ele ganhar, e ela aceita se ele pagar as contas de Porco se Curtis for derrotado.

O clímax do filme é o duelo entre os dois. Porco Rosso conseguiria abater Curtis, mas ele não quer matá-lo e busca a oportunidade para acertar o motor do avião de Curtis. Porém, na hora H a metralhadora trava. Para sua sorte, as balas de Curtis acabaram.

Porém, não pode terminar com um empate, alguém tem que vencer. Então, eles saem na mão mesmo. Em uma luta equilibrada, Porco acaba ganhando a luta. Gina aparece e anuncia que a força aérea está chegando. Porco e Curtis fogem e Fio, com as contas pagar, fica com Gina, não sem antes dar um beijo em Porco, que volta à forma humana. No final, o que ocorre após o filme é contado, Fio assumindo a presidência da Piccolo e ficando implícito que Porco Rosso pediu a mão de Gina.

Esse é um filme interessante. Tem um certo ar bonachão, por assim dizer, não é um filme que se leva muito a sério. Já no primeiro conflito fica a impressão de que não teremos mortes, apesar dos combates e de envolver bandidos como piratas. O clima do filme é bem leve até em seus momentos tensos. A luta entre Porco e Curtis é bem feia, eles ficam com uma cara bem machucada, que é mais engraçada de ver do que qualquer outra coisa. Fiquei com a impressão de que tudo se resolveria com uma guerra de torta na cara.

Mesmo assim, tem um pano de fundo bem interessante e várias referências históricas. O filme se passa no período entre as Guerras e faz algumas alusões à Primeira Guerra. Apesar de ser mostrado como um ótimo aviador, Porco diz que os seus colegas de esquadrilha que morreram na Primeira Guerra é que eram os bons aviadores.

Tem referências também ao fascismo, incluindo uma parada militar fascistóide. Porco Rosso diz que saiu da Força Aérea pois preferia ser um mercenário do que um fascista. A Crise de 1929 também faz parte do contexto histórico do filme, com várias alusões à Depressão e também o fato dos homens terem deixado a fábrica da Piccolo para procurar outro emprego.

Miyazaki diria em entrevista que os conflitos da época, ou seja, a Guerra da Iugoslávia que já estava se formando na época e começou um ano antes do lançamento do filme, também influenciaram a produção do filme.

Uma referência curiosa é a relação entre Curtis e o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, que foi um ator, assim como Curtis, e que depois se tornou presidente, como Curtis pretendia. Não sei se o quanto a referência é depreciativa para Reagan, mas o paralelo é inegável. O nome de Curtis, com um s só, é referência a Glenn Hammond Curtiss, com dois "esses" no final, que junto com os irmãos Wright fundou a Curtiss-Wright Corporation.

Como em todos os filmes do Miyazaki, ou ao menos na maioria, temos personagens femininas fortes. Temos Gina, que participa decisivamente do final indo de avião até onde Porco Rosso está para alertá-lo da aproximação da Força Aérea italiana e Fio. Apesar de ela se oferecer como troféu no duelo entre Porco e Curtis, ela o fez por ter certeza da vitória de Porco e do avião que projetou. Além disso, ela encarou os piratas falando grosso com eles. É uma personagem muito confiante e determinada, mas também romântica, tendo uma quedinha por Porco.

O próprio Porco é um personagem interessante. Tem uma certa dramaticidade por talvez se sentir culpado por ter sobrevivido quando muitos de seus amigos morreram na Guerra, inclusive achando que eles eram melhores do que ele. Além disso, é muito corajoso e competente, deixando a impressão de que ele pode fazer o que quiser, da forma que quiser, na hora que quiser, como mostrado no duelo com Curtis. É um herói que parece ter sempre tudo sob controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário