Bem-vindos de volta a Ni no Kuni. Nesse vídeo, vou
falar sobre o filme Porco Rosso, dirigido pelo Hayao Miyazaki e lançado em
1992. Esse filme era até o lançamento do Wind Rises aquele que mais tocava em
um dos temas mais queridos pelo diretor japonês, a aviação. É menos realista do
que o Wind Rises, mas fala bastante sobre isso.
Primeiro, um resumo do enredo. O filme conta a
história de um porco-aviador conhecido como Porco Rosso. Se passa na Itália, o
Mar Adriático no período entre as Guerras Mundiais. Porco Rosso é um mercenário
que é chamado no começo do vídeo para resgatar reféns sequestrados pela
quadrilha de piratas do ar Mamma Aiuto. Porco aparece e acaba com a festa dos bandidos,
mas seu avião começa a apresentar problemas.
Nas suas folgas, ele vai ao Hotel Adriano, beber
umas e ouvir uma mulher chamada Gina cantar e depois conversar com ela. Eles
têm uma relação mal resolvida que encontra na forma de Porco uma limitação. Ele
nem sempre foi um porco, antes era uma pessoa de verdade e foi um aviador na
Primeira Guerra Mundial.
Depois, Porco Rosso estava em seu refúgio quando
foi chamado a enfrentar a Mamma Aiuto de novo. Porém, ele não atendeu o chamado
e se dirigiu à Milão para consertar o seu avião.No entanto, encontra um aviador
chamado Curtis, um americano chamado pela Mamma Aiuto para derrotar Porco
Rosso. Com problemas técnicos, ele é obrigado a fugir, mas acaba abatido. No
entanto, consegue sobreviver e leva seu avião para Milão.
Na fábrica Piccolo, pede para reconstruir o seu
avião, mas o dinheiro que tem não é suficiente. Ele diz que uma vez que
consertar o avião ele conseguirá pagar de volta a fábrica, e seu amigo acaba
concordando com isso. O dono da fábrica tem uma neta, Fio, que trabalha com o
avô na ausência dos filhos e netos dele, que foram trabalhar em outros lugares.
Aliás, na fábrica de aviões, só tem mulheres trabalhando.
De início, Porco Rosso duvida da capacidade de Fio
e reluta em deixar que ela trabalhe em seu avião, mas acaba sendo convencido.
Fio é a projetista do avião e se mostra uma ótima meânica. Em dado momento, a
polícia fascista vai atrás de Porco Rosso, que foge de Milão tendo Fio como
co-piloto.
Seu plano é voltar para o Adriático e se vingar de
Curtis, que enquanto isso dava em cima de Gina. Na volta para o seu refúgio,
encontra a Mamma Aiuto. Aqui, Porco e Fio estão enrascados, mas com muita
coragem Fio evoca a coragem e honra dos aviadores e evita que eles depenem o
avião que ela construiu. Curtis aparece e Porco propõe a revanche. Curtis
reluta, mas aceita desde que Fio aceite se casar com ele se ele ganhar, e ela
aceita se ele pagar as contas de Porco se Curtis for derrotado.
O clímax do filme é o duelo entre os dois. Porco
Rosso conseguiria abater Curtis, mas ele não quer matá-lo e busca a
oportunidade para acertar o motor do avião de Curtis. Porém, na hora H a
metralhadora trava. Para sua sorte, as balas de Curtis acabaram.
Porém, não pode terminar com um empate, alguém tem
que vencer. Então, eles saem na mão mesmo. Em uma luta equilibrada, Porco acaba
ganhando a luta. Gina aparece e anuncia que a força aérea está chegando. Porco
e Curtis fogem e Fio, com as contas pagar, fica com Gina, não sem antes dar um
beijo em Porco, que volta à forma humana. No final, o que ocorre após o filme é
contado, Fio assumindo a presidência da Piccolo e ficando implícito que Porco
Rosso pediu a mão de Gina.
Esse é um filme interessante. Tem um certo ar
bonachão, por assim dizer, não é um filme que se leva muito a sério. Já no
primeiro conflito fica a impressão de que não teremos mortes, apesar dos
combates e de envolver bandidos como piratas. O clima do filme é bem leve até
em seus momentos tensos. A luta entre Porco e Curtis é bem feia, eles ficam com
uma cara bem machucada, que é mais engraçada de ver do que qualquer outra
coisa. Fiquei com a impressão de que tudo se resolveria com uma guerra de torta
na cara.
Mesmo assim, tem um pano de fundo bem interessante
e várias referências históricas. O filme se passa no período entre as Guerras e
faz algumas alusões à Primeira Guerra. Apesar de ser mostrado como um ótimo
aviador, Porco diz que os seus colegas de esquadrilha que morreram na Primeira
Guerra é que eram os bons aviadores.
Tem referências também ao fascismo, incluindo uma
parada militar fascistóide. Porco Rosso diz que saiu da Força Aérea pois
preferia ser um mercenário do que um fascista. A Crise de 1929 também faz parte
do contexto histórico do filme, com várias alusões à Depressão e também o fato
dos homens terem deixado a fábrica da Piccolo para procurar outro emprego.
Miyazaki diria em entrevista que os conflitos da
época, ou seja, a Guerra da Iugoslávia que já estava se formando na época e
começou um ano antes do lançamento do filme, também influenciaram a produção do
filme.
Uma referência curiosa é a relação entre Curtis e o
ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, que foi um ator, assim como
Curtis, e que depois se tornou presidente, como Curtis pretendia. Não sei se o
quanto a referência é depreciativa para Reagan, mas o paralelo é inegável. O
nome de Curtis, com um s só, é referência a Glenn Hammond Curtiss, com dois
"esses" no final, que junto com os irmãos Wright fundou a Curtiss-Wright
Corporation.
Como em todos os filmes do Miyazaki, ou ao menos na
maioria, temos personagens femininas fortes. Temos Gina, que participa
decisivamente do final indo de avião até onde Porco Rosso está para alertá-lo
da aproximação da Força Aérea italiana e Fio. Apesar de ela se oferecer como
troféu no duelo entre Porco e Curtis, ela o fez por ter certeza da vitória de
Porco e do avião que projetou. Além disso, ela encarou os piratas falando
grosso com eles. É uma personagem muito confiante e determinada, mas também
romântica, tendo uma quedinha por Porco.
O próprio Porco é um personagem interessante. Tem
uma certa dramaticidade por talvez se sentir culpado por ter sobrevivido quando
muitos de seus amigos morreram na Guerra, inclusive achando que eles eram
melhores do que ele. Além disso, é muito corajoso e competente, deixando a
impressão de que ele pode fazer o que quiser, da forma que quiser, na hora que
quiser, como mostrado no duelo com Curtis. É um herói que parece ter sempre
tudo sob controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário